100% SUS: novo hospital municipal reforça atendimento para população de Anápolis (GO)

Inaugurada nesta terça (9), unidade tem 75 leitos, sendo dez de UTI, e três centros cirúrgicos para diversas especialidades

100% SUS: novo hospital municipal reforça atendimento para população de Anápolis (GO) | Minha Capital

Apopulação de Anápolis (GO) ganhou, nesta terça-feira (9), um reforço importante na estrutura para atendimentos de atenção primária, média e alta complexidade por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). O novo Hospital Municipal Alfredo Abrahão tem 75 leitos, dez deles de UTI, além de três centros cirúrgicos para atender a diversas especialidades médicas.

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, discursou durante a inauguração. “Trazer um hospital novo e equipado para atender a população de Anápolis é muito importante, fundamental. É sempre uma benfeitoria muito grande pra sociedade, e hoje, com essa emergência sanitária decorrente da Covid-19, mais do que nunca sabemos a importância dos hospitais que socorrem as pessoas nos momentos difíceis”, disse.

Queiroga aproveitou o encontro para reforçar o papel da Atenção Primária no SUS. Também destacou o trabalho da atual gestão para aprimorar o sistema. “O governo Bolsonaro, desde o início, priorizou as ações de Atenção Primária para fortalecer a medicina preventiva. Isso não significa dizer que nós não tenhamos Atenção Especializada à saude. Hoje nós temos mais de 43 mil leitos hospitalares. Nós também tivemos a oportunidade de qualificar os recursos humanos, os médicos, os enfermeiros, os fisioterapeutas e houve um investimento muito forte na saúde pública”, ressaltou.

Na prática, Anápolis passa a ter uma estrutura pública própria para as cirurgias que até então eram realizadas por prestadores de serviços da rede privada contratados pela prefeitura.

O prédio, no bairro Jardim Progresso, é formado pela estrutura do antigo Cais, reformada, e outra parte nova, recém-construída para atender os pacientes da rede pública de saúde. Nos momentos mais críticos da pandemia da Covid-19, entre 2020 e 2021, o local abrigou leitos de UTI para atendimento exclusivo dos pacientes moderados, graves e gravíssimos da doença. 

A nova unidade hospitalar funcionará 24h por dia e receberá demandas espontâneas e encaminhadas de outras unidades de saúde, além de pronto socorro para os casos de urgência e emergência, devidamente interligados também com as equipes do Serviço Móvel de Atendimento de Urgência (SAMU 192).

O antigo Hospital Municipal Jamel Cecílio passará por reformas para abrigar um centro de exames e diagnósticos na cidade. Atualmente, esta unidade recebe do Ministério da Saúde o valor anual de R$ 2,6 milhões para custeio de 10 leitos de UTI pediátrica. 

Fonte: Ministério da Saúde

Check Also

Servidores da rede municipal de Educação de Goiânia entram em greve

Como forma de reivindicar melhores condições de trabalho e reajuste salarial, servidores da rede municipal …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *