Teste rápido de COVID-19

Começa testagem em massa em crianças e adolescentes

 Os pacientes assintomáticos, da Região Metropolitana de Goiânia e de outros municípios, são atendidos pelo sistema drive-thru, no Câmpus V da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO), no Jardim Goiás, em Goiânia. Serão aplicados 5 mil exames gratuitos, até sábado, dia 10 Publicado: 06 Abril 2021 Última Atualização: 06 Abril 2021

Começou nesta terça-feira, dia 6, testes em massa para a Covid-19 em crianças e adolescentes, de 2 a 18 anos. Os pacientes assintomáticos, da Região Metropolitana de Goiânia e de outros municípios, são atendidos pelo sistema drive-thru, no Câmpus V da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO), no Jardim Goiás, em Goiânia. Serão aplicados 5 mil exames gratuitos, até sábado, dia 10 de abril. Os testes são feitos até sexta-feira, das 8 às 19 horas, e no sábado, das 8h às 12h.

Para participar, crianças e adolescentes precisam estar matriculados em uma escola e não há necessidade de agendamento. Os interessados devem comparecer ao local acompanhados de pais ou responsáveis e apresentar documento de identificação. É preciso também preencher um Termo de Assentimento Livre e Esclarecido, direcionado aos menores de idade, ou um Termo de Consentimento, no caso dos adolescentes com 18 anos e dos responsáveis pelas crianças. As pessoas com sinais e sintomas de síndrome gripal não podem participar da testagem.

Durante a ação, as crianças e adolescentes passam por uma triagem para realização do teste rápido. A amostra é coletada por meio de um pequeno furo na ponta do dedo (punção digital), para que se obtenha uma gota de sangue para análise. O resultado deve ser liberado em cerca de 20 minutos e, caso seja positivo, a pessoa é encaminhada, de imediato, para outra triagem, para que seja feito um teste de antígeno rápido, coletado por meio de swab nasal (cotonete).

Além de identificar a prevalência da infecção pelo coronavírus, o inquérito nas crianças e adolescentes pretende descrever as características sociais, demográficas e epidemiológicas dos participantes; analisar os fatores associados à contaminação pelo vírus e realizar o rastreamento de contato para os casos positivos.

“É importante a participação das pessoas, pois pretendemos propor medidas de prevenção e controle baseadas nos resultados desse levantamento”, explica a superintendente de Vigilância em Saúde da SES-GO, Flúvia Amorim.

A iniciativa é realizada pela SES-GO, por meio das Superintendências de Vigilância e Saúde e da Escola de Saúde de Goiás, além das Regionais de Saúde Central e Centro-Sul. E conta com o apoio das secretarias municipais de Saúde e de Mobilidade de Goiânia; do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás; da PUC-GO e do Centro Universitário Alfredo Nasser (Unifan).

Serviço:
Governo de Goiás promove drive-thru de testagem para Covid-19 em crianças e adolescentes
De 6 a 10 de abril (terça-feira a sexta-feira, das 8h às 19h, e sábado, das 8h às 12h)
Câmpus V da PUC-GO, na Avenida Fued José Sebba, 1.184, no Jardim Goiás, Goiânia – GO.

Fonte: Portal Goiás

About Goiás em Notícias

Check Also

Goiânia busca talentos em processo seletivo para trabalhar na prefeitura

Processo seletivo está disponível para 16 cargos na Secretaria de Prioridades Estratégicas. Inscrições seguem até …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *