Conheça Pirenópolis, destino de charme no interior de Goiás

Com mais de 80 cachoeiras e um charmoso centro histórico, Pirenópolis é o destino perfeito para suas férias!.

Foto: Shutterstock

Quando pensamos em um destino de férias, logo surgem ideias de lugares paradisíacos fora do Brasil. Acontece que sem precisar ir muito longe, mais especificamente na região Centro-Oeste do país, há destinos perfeitos para as férias dos sonhos. Pirenópolis, no interior de Goiás, é um desses refúgios para curtir atrações naturais e se desligar de tudo.

Misturando o charme de uma cidade histórica com atrações naturais incríveis, Pirenópolis é aquele lugar que todo mundo deveria visitar uma vez na vida. Localizada a cerca de 130 km de Goiânia, o local foi descoberto em 1727 por um grupo de bandeirantes e recebeu este nome por causa de sua localização: aos pés das Serra dos Pirineus. Com uma grande quantidade de ouro, a cidade foi muito explorada, mas em 1900 iniciou-se um processo de conservação que tornou possível preservar a maior parte de suas características originais.

Por isso, visitar a charmosa cidade é como voltar no tempo onde ruas de paralelepípedos e construções históricas formavam a paisagem. Para deixar tudo ainda melhor, a cidade abriga as cachoeiras mais bonitas do estado – são 82 cachoeiras para ninguém colocar defeito!

CENTRO HISTÓRICO
CENTRO HISTÓRICO
Foto: Shutterstock

CENTRO HISTÓRICO

Centro Histórico de Pirenópolis é um dos cartões postais da cidade e motivos para tanto sucesso não faltam. Com ruelas de paralelepípedos e construções datadas da época onde a extração de ouro comandava a região, o local faz com que os turistas voltem no tempo.

Recheada de restaurantes e lojinhas de artesanato, a região foi tombada pelo IPHAN em 1989 como patrimônio histórico, visto que conserva grande parte das construções coloniais. A dica é percorrer toda a extensão do centro sem pressa, admirando a beleza que mora nos detalhes.

RUA DO LAZER
Foto: Shutterstock

RUA DO LAZER

Para quem quer curtir a vida noturna de Pirenópolis, a dica é conhecer a Rua do Rosário ou Rua do Lazer, como é popularmente conhecida. Por lá, barzinhos e restaurantes contam com mesas nas calçadas, proporcionando um clima agradável aos visitantes – se falar na gastronomia, é claro. O melhor de tudo é que dá para ter essa experiência tanto na alta quanto na baixa temporada.

IGREJA DA NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO
Foto; Shutterstock

IGREJA DA NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO

Um dos lugares mais visitados do Centro Histórico de Pirenópolis é a Igreja Matriz da Nossa Senhora do Rosário. Construída por escravos entre 1750 e 1754, o local abriga em seu altar a imagem do Senhor do Bonfim em tamanho natural, feita em madeira e trazida da Bahia. Considerada um dos monumentos históricos mais antigos de todo o Estado de Goiás, o local passou pelo abandono, sobreviveu a um incêndio e hoje é parada obrigatória pela cidade.

CACHOEIRA DO ROSÁRIO
Foto: Shutterstock

CACHOEIRA DO ROSÁRIO

Para se refrescar do calor de Goiás, nada melhor do que uma cachoeira gelada e bem refrescante. A Cachoeira do Rosário é uma das principais escolhas dos visitantes, já que possui uma queda d’água de 42 metros de altura e um poço cristalino para banho.

Por estar em uma propriedade privada, é necessário pagar cerca de R$ 45 para entrar. Por isso, a cachoeira costuma ser bem mais vazia que as outras da região. Para emendar o passeio, um restaurante oferece comida caseira feita no fogão à lenha. Saiba mais informações AQUI.

CACHOEIRA DAS ARARAS
Foto: Shutterstock

CACHOEIRA DAS ARARAS

Um pouco afastada do centro de Pirenópolis está a Cachoeira das Araras. Ela é uma ótima opção para quem está com crianças ou quer curtir um lugar sem preocupações. Com fácil acesso e boa infraestrutura, por lá o visitante encontra área para camping, banheiros com duchas, quiosque para churrasco e um restaurante que funciona nos fins de semana e feriados.

Assim como a anterior, é preciso pagar uma taxa para visitação, sendo cobrado cerca de R$ 25 por pessoa [preço checado em set/2018]. Mas todo investimento vale a pena ao se deparar com o cenário paradisíaco.

BATE E VOLTA: SERRA DOS PIRENEUS
Foto: Shutterstock

BATE E VOLTA: SERRA DOS PIRENEUS

A 129 quilômetros de Goiânia está Cocalzinho de Goiás, destino famoso por abrigar o maior lago subterrâneo da América Latina. Construída às margens do Rio Corumbá, a cidade é cortada por vários córregos, propiciando o surgimento de diversas cachoeiras diferentes. Entretanto, a grande atração da cidade fica por conta da Caverna dos Ecos, que surpreende por seu tamanho e beleza.

Para quem gosta de aventura, um programa obrigatório é a visita à Tirolesa dos Pireneus, que possui 567 metros de comprimento. Já para quem prefere um programa mais gastronômico, a cidade abriga uma incrível vinícola – a Fazenda Pireneus Vinhos e Vinhedos, que oferece programas especiais aos turistas.

FONTE: GUIA DA SEMANA

About goiasemnoticias

Check Also

Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros é eleito o melhor do Brasil e o 25º do mundo, segundo site de viagens

Ponto turístico é o único brasileiro na lista. Premiação é feita baseada nas avaliações e …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *