Fiscais autuam 24 por pesca predatória na Bacia do Paranaíba

Terceira fase da Operação Piracema foi realizada no período de 17 a 23 de fevereiro, na Bacia do Paranaíba. Durante a fiscalização, foram lavrados mais de 20 autos e diversos itens de pescaria foram apreendidos.

A Secretaria do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Goiás (Semad) autuou 24 pescadores por pesca predatória na Bacia do Paraíba. A terceira etapa da Operação Piracema 2023, foi realizada de 17 a 23 de fevereiro.

Os fiscais aplicaram mais de R$ 27 mil em multas. A atividade está proibida nesta e em outras bacias localizadas no Estado devido ao período de defeso anual, que segue até o próximo dia 28.

Segundo a Gerência de Fiscalização da Semad, foram apreendidos mais de 50 quilos de peixes. A maioria dos animais resgatados estavam vivos, e foram soltos de imediato. Além disso, a fiscalização também apreendeu materiais de pesca utilizados para a atividade ilegal: 98 varas, 67 molinetes, 19 carretilhas, duas redes, um espinhel, uma tarrafa, um arbalete e outros apetrechos diversos de pesca.

Para a fiscalização, a Semad mobilizou duas embarcações. Além disso, os fiscais montaram barreiras para inibir a caça e o transporte dos pescados.

Cota zero

Em 2020, o governo estadual publicou a Instrução Normativa 02/2020 que fixa o período de defeso no Estado e estabelece a cota zero para atividades de pesca até 6 de maio de 2026. O texto vem como forma de assegurar a reprodução da vida aquática nos rios goianos, fontes de alimento e renda para milhares de cidadãos, além de garantir a sustentabilidade no ambiente turístico.

O período de defeso é realizado todos os anos de 1º de novembro a 28 de fevereiro. Durante esse período, ficam proibidas as atividades de pesca predatória em todas as bacias hidrográficas do Estado, excetuando-se apenas as atividades de pesca esportiva e para subsistência.

De acordo com a Instrução Normativa, no período, fica permitido apenas a pesca em modalidade esportiva, com soltura do animal na sequência.

Fonte: Secretaria de Meio Ambiente – Governo de Goiás

About dptoconteudo dptoconteudo

Check Also

Dívida da prefeitura de Goiânia com maternidades ultrapassa os R$ 43 milhões

A falta de pagamento pode restringir atendimento e comprometer qualidade dos serviços, afirmam diretores. A …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *