Governo oferece treinamento on-line para empresários aprenderem a exportar

A iniciativa visa ensinar de forma on-line e 100% gratuita os empresários goianos os passos para aderir ao Plano Nacional da Cultura Exportadora que possibilita a venda de seus produtos para todo o mundo.  A iniciativa tem como público-alvo lojistas da região da 44

No dia 23 de fevereiro de 2021 o Ministério da Economia e o Governo de Goiás, através da Secretaria de Indústria, Comércio e Serviços vão realizar o treinamento “seja um exportador”. A iniciativa visa ensinar de forma on-line e 100% gratuita os empresários goianos os passos para aderir ao Plano Nacional da Cultura Exportadora que possibilita a venda de seus produtos para todo o mundo. 

O principal objetivo do Governo de Goiás com o treinamento é expandir as exportações do setor têxtil em 2021 e dar visibilidade internacional para os produtos da moda produzidos no Estado. De acordo com pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgada em 2020, Goiânia e o segundo maior polo de venda de roupas e calçados do Brasil, ficando atrás apenas de São Paulo. 

O indicador divulgado pelo IBGE é resultado da grande gama de empreendimentos da moda, principalmente, na região da 44. Também de acordo com a pesquisa, apenas em 2018, a capital goiana recebeu 3,74 milhões de consumidores que vieram para o Estado para obter peças de vestuário. 

Apesar da relevância da moda goiana para o cenário nacional e estadual, o setor têxtil não é destaque nas exportações de Goiás. De acordo com a balança comercial do Estado de Goiás de 2020, dos 22 produtos que mais cooperaram para o total exportado pelo Estado (US$ 8,116 bi), a venda internacional de roupas e sapatos não foi significante para o montante total da balança.  

Para o titular da SIC, José Vitti, a ação é necessária para expandir o potencial dos empreendedores da moda do Estado. “O setor têxtil de Goiás já é destaque nacional e merece ser reconhecido internacionalmente. A iniciativa da SIC em parceria com o PNCE é justamente para ampliar os nossos empreendedores, através de suas atuações em mercado nacional e internacional. Que também possibilita potencialização dos faturamentos ao receber em dólar, acesso a novas tecnologias sendo incentivo para modernização dos empreendimentos e suas expansões, abrindo novas vagas de trabalho no Estado. Ao exportar, o empresário, a população e o Governo ganham”, levanta Vitti. 

Evento: Treinamento seja um exportador PNCE;
Quando: Terça-feira, 23 de fevereiro de 2020;
Horário: 10 hrs;
Onde: Plataforma on-line Microsoft Teams;
Duração: até 1 hora.
Faça sua inscrição aqui

Fonte: Secretaria de Indústria e Comércio / PORTAL GOIÁS

About Goiás em Notícias

Check Also

Goiânia busca talentos em processo seletivo para trabalhar na prefeitura

Processo seletivo está disponível para 16 cargos na Secretaria de Prioridades Estratégicas. Inscrições seguem até …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *