MP recomenda que hospitais privados mantenham pronto-socorro mesmo lotados

De acordo com o MP, negativa de atendimento pode incorrer em crime

Ministério Público de Goiás (MP-GO) expediu recomendação para que os hospitais particulares Jacob Facuri e Ruy Azeredo, ambos em Goiânia, mantenham os atendimentos nas unidades de prontos-socorros. Documento foi endereçado aos hospitais no sábado (13), após o órgão tomar conhecimento de que as tais empresas teriam fechado os locais de pronto-atendimento, sob argumento de superlotação causada pela Covid-19.

Na recomendação, os promotores de Justiça plantonistas Antônio de Pádua Rios e Susy Áurea Carvalho Pinheiro afirmam que os atendimentos nestes locais são essenciais e a negativa de atendimento pode incorrer em crime.

De acordo com o MP, a suspensão dos atendimentos infringe dispositivos da Constituição Federal e do Código Penal, além de normativas relacionadas à contenção da pandemia pelo coronavírus.

Ainda conforme o documento, a negativa de atendimento também pode gerar subnotificação de casos Covid-19, mascarando a real situação da pandemia em Goiânia.

“Os hospitais, em que pese fazerem parte da rede privada, devem obedecer às normativas do Sistema Único de Saúde (SUS), pois integram também a Saúde Suplementar”, escreveram os promotores.

FONTE: MAIS GOIÁS

About goiasemnoticias

Check Also

Dívida da prefeitura de Goiânia com maternidades ultrapassa os R$ 43 milhões

A falta de pagamento pode restringir atendimento e comprometer qualidade dos serviços, afirmam diretores. A …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *