Após cortejo por ruas de Goiânia, corpo de Dona Iris é enterrado

Ex-deputada federal foi velada na manhã desta quarta, em uma cerimônia realizada no Paço Municipal. Ana Paula Rezende falou que mãe teve complicações no pulmão depois de passar por cirurgia.

O corpo de Dona Iris, ex-deputada federal e ex-primeira dama, foi enterrado no cemitério Santana, em Goiânia, nesta quarta-feira (22). A despedida aconteceu após um cortejo que foi realizado pelas ruas da capital. Ela foi velada na manhã desta quarta, em uma cerimônia aberta ao público, que foi realizada no Paço Municipal.

Dona Iris morreu na terça-feira (21), aos 79 anos, após complicações pulmonares depois de uma cirurgia, segundo informado uma das filhas dela, Ana Paula Machado. O boletim divulgado pelo Hospital Albert Einstein, onde ela estava internada, informou que ela morreu em decorrência do “agravamento de doenças pulmonares prévias”.

Dona Iris é enterrada no cemitério Santana, em Goiânia, Goiás — Foto: Patrícia Bringel/TV Anhanguera

Dona Iris é enterrada no cemitério Santana, em Goiânia, Goiás — Foto: Patrícia Bringel/TV Anhanguera

Após a divulgação da morte da ex-primeira-dama, a filha fez uma postagem em rede social contando que Dona Iris disse que sentia o marido, o ex-prefeito Iris Rezende, a “chamando para ficar com ele”.

“Como a senhora nos falou antes da cirurgia: ‘seu pai está piscando para mim, está me chamando para ficar com ele’. Obrigada por tudo que a senhora foi e sempre será para todos nós. Te amamos muito”, escreveu.

No dia da morte de Dona Iris, filha publica foto da mãe junto ao marido Iris Rezende Machado, Goiás — Foto: Reprodução/Instagram
No dia da morte de Dona Iris, filha publica foto da mãe junto ao marido Iris Rezende Machado, Goiás — Foto: Reprodução/Instagram

Trajetória de Dona Iris

Dona Iris começou a vida pública ao ser designada como suplente do senador Maguito Vilela em 1999 e assumir temporariamente o cargo em 2003. Ela já foi candidata à vice-presidente da República, presidente do PMDB e primeira-dama de Goiânia e de Goiás dos cargos eletivos do marido, Iris Rezende, que morreu em 2021 e foi prefeito da capital goiana e governador do estado.

Iris de Araújo nasceu em maio de 1943, em Três Lagoas, Mato Grosso do Sul, e se formou em artes plásticas pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Em julho de 1989, ela recebeu o título honorífico de cidadã goiana em 14 de julho de 1989.

  • 1994: concorreu ao cargo de vice-presidente da República na chapa do PMDB, sigla a qual ainda era filiada.
  • 1995 até 1998: Iris de Araújo chegou a presidir o diretório nacional do PMDB
  • 1999: designada suplente de Maguito Vilela
  • 2003: Iris de Araújo iniciou sua vida pública ao assumir temporariamente o cargode senadora em 2003, sendo suplente do Maguito Vilela.
  • 2005: assumiu o mandato de senadora temporariamente até 2006.
  • 2006: ela foi eleita para seu primeiro mandato como deputada federal, cargo queexerceu de 2007 até o início de 2011, quando terminou o mandato.
  • 2009: voltou a ocupar o cargo de presidente do diretório nacional do PMDB, de forma interina, até janeiro de 2010.
  • 2011 até 2015: ela foi reeleita ao cargo de deputada federal, e exerceu a função até 2015, quando o mandato foi finalizado.

Segundo a Secretaria de Comunicação da Universidade Federal de Goiás, Dona Iris foi a fundadora do então reconstruído Hospital e Maternidade Dona Iris. Por ter liderado manifestações para que a instituição, que passou por dificuldades, fosse municipalizada, ela foi homenageada em 2012, a partir da reconstrução do hospital que passou a contar com o nome dela.

Veja outras atuações de Iris de Araújo:

  • 1966-1969: fundadora e 1ª Presidente da Fundação Legionárias do Bem Estar Social, na Prefeitura de Goiânia
  • 1983-1986 e 1991 a 1994: Presidente da Organização dos Voluntários de Goiás.

About dptoconteudo dptoconteudo

Check Also

Dívida da prefeitura de Goiânia com maternidades ultrapassa os R$ 43 milhões

A falta de pagamento pode restringir atendimento e comprometer qualidade dos serviços, afirmam diretores. A …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *