Caiado transfere a capital para cidade de Goiás

Em comemoração aos 296 anos da antiga capital, governador transfere a sede do governo estadual para o município e destaca ações de valorização do Patrimônio Histórico e Cultural do estado.

O governador Ronaldo Caiado transferiu, na manhã desta segunda-feira (24/07), a capital do Estado para a cidade de Goiás. A cerimônia foi realizada no centro histórico, em frente ao Palácio Conde dos Arcos, antiga sede do governo estadual, e marcou a instalação das sedes dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário no município.

A tradicional transferência simbólica faz parte das comemorações do aniversário de 296 anos da primeira capital de Goiás. Ao lado da presidente de honra da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) e coordenadora do Gabinete de Políticas Sociais (GPS), primeira-dama, Gracinha Caiado, e do vice-governador, Daniel Vilela, Caiado assinou o termo de instalação do Poder Executivo.

Tradicional transferência simbólica faz parte das comemorações do aniversário de 296 anos da primeira capital de Goiás (Foto: Cristiano Borges e Hegon Corrêa)

O governador afirmou que o momento marca o compromisso com a preservação do Patrimônio Histórico e Cultural do estado.

“Nós temos orgulho das nossas origens e a cultivamos. Me dedico o tempo todo a ouvir as pessoas que conhecem e vivem a história da cidade de Goiás para que a gente a torne cada vez mais bonita e receptiva”, destacou Caiado.

“Posso me dirigir ao vilaboense e dizer que temos cumprido a tarefa de casa, feito um governo transparente, com respeito ao dinheiro público”, completou o chefe do Executivo estadual, que lembrou do projeto de recuperação de prédios históricos da cidade, que conta com a restauração da Catedral de Sant’Ana. Caiado ainda prometeu a recolocação da Pedra Goiana, no Parque Estadual da Serra Dourada, até o fim do mandato.

Durante a solenidade, o prefeito da cidade de Goiás, Aderson Gouvea, agradeceu as parcerias com o Governo de Goiás, que definiu como fundamentais para o crescimento econômico e social do município. Ele lembrou da inauguração da Policlínica Rio Vermelho, da aquisição da máquina de corte Audaces, que impulsionou o setor de confecções, além das obras de recuperação asfáltica da cidade por meio do programa Goiás em Movimento.

Representando a Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), o deputado estadual Cairo Salim ressaltou a importância da Casa para o estado e lembrou dos recentes avanços econômicos e sociais na região.

“Os bons ventos da história nos transportam para Goiás de hoje. Eficiente, próspero, competitivo, de crescente modernização e expansão produtiva. Cremos no potencial do nosso estado e na eficiência do governo estadual, sabemos que Goiás avançará muito mais e nós prosseguiremos no Poder Legislativo estadual”, disse Salim.

O presidente do Tribunal de Justiça de Goiás, desembargador Carlos Alberto França, relembrou a evolução do Poder Judiciário goiano desde a sua instalação na cidade de Goiás, em 1874, com cinco desembargadores.

“Estamos aqui hoje com todas as autoridades e a sociedade vilaboense reverenciando a história dessa terra e a história do estado de Goiás”, afirmou o desembargador.

Cidade de Goiás

Fundada em 1727, a cidade de Goiás foi sede administrativa da Capitania e do Estado de 1744 a 1937, ocasião em que se deu a transferência oficial da capital para Goiânia. A mudança simbólica da sede dos Poderes para a antiga Vila Boa de Goiás teve início em 1961 pelo então governador Mauro Borges e se estendeu até o ano de 1978, quando foi regovada. O ato voltou a acorrer em 1984, quando uma nova Lei (nº 9.314, de 21 de junho de 1983) foi sancionada pelo então governador Iris Rezende Machado.

Secretaria de Comunicação – Governo de Goiás

About dptoconteudo dptoconteudo

Check Also

Dívida da prefeitura de Goiânia com maternidades ultrapassa os R$ 43 milhões

A falta de pagamento pode restringir atendimento e comprometer qualidade dos serviços, afirmam diretores. A …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *