Entidades e ambientalistas exigem veto de Caiado a lei que flexibiliza fiscalização ambiental em Goiás

O texto dos ambientalistas aponta que o projeto anula trechos considerados importantes em leis de proteção ambiental em Goiás.

Associações de proteção do Meio Ambiente e ambientalistas em Goiás assinaram carta enviada ao governador Ronaldo Caiado (UB) para exigir veto ao projeto de lei que altera diversas regras para a relação entre produtores rurais e a fiscalização estadual. A secretária estadual de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), Andrea Vulcanis, rebate a iniciativa.

O texto dos ambientalistas aponta que o projeto anula trechos considerados importantes em leis de proteção ambiental em Goiás. Além disso, as mudanças abrem a possibilidade de anistia de desmatadores, que cometeram crimes até o ano de 2019.

Os ambientalistas apontam ainda que o texto flexibiliza exigências de reparação para delitos ambientais e amplia as possibilidades de desmatamento, ao retirar proteção das nascentes, por exemplo.

Em audiência pública realizada na Assembleia Legislativa, no final de maio, ambientalistas já haviam apontado o que consideram a flexibilização das leis ambientais em Goiás. A pesquisadora da Universidade Federal de Goiás (UFG) Eliane Barbosa mostrou, com dados do Laboratório de Processamento de Imagens e Geoprocessamento (Lapig), que embora haja 35% do Cerrado nativo de pé, a vegetação é fragmentada em Goiás. O que não permite a sustentação da riqueza de fauna, flora e hídrica do Cerrado.

Fonte: Mais Goiás

About dptoconteudo dptoconteudo

Check Also

Dívida da prefeitura de Goiânia com maternidades ultrapassa os R$ 43 milhões

A falta de pagamento pode restringir atendimento e comprometer qualidade dos serviços, afirmam diretores. A …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *