Goiás ocupa o sétimo lugar em Ranking de Competitividade dos Estados

Em comparação com 2022, Estado subiu duas posições. Destaque ficou com os avanços em potencial de mercado, capital humano e infraestrutura.

O Ranking de Competitividade dos Estados, divulgado nesta quarta-feira (23) em Brasília, aponta Goiás em sétimo lugar em competitividade no setor público. O Estado subiu duas posições em relação a 2022 e registrou avanços por três anos consecutivos, recebendo o ‘Prêmio Destaque Crescimento’.

O resultado é o melhor desde 2016, quando o levantamento foi reformulado e passou a seguir os atuais parâmetros. O ranking é elaborado pelo Centro de Liderança Pública (CLP), uma das maiores entidades não governamentais do país na área de gestão pública.

O governador Ronaldo Caiado (União Brasil) dividiu o mérito da conquista com os servidores públicos estaduais, aos quais agradeceu pelo trabalho executado em todos os órgãos e unidades.

Nossos secretários e servidores têm o mesmo sentimento, o mesmo desejo de melhorar a qualidade de vida dos 7 milhões de goianos. Quando se governa com seriedade, os servidores acreditam no que fazem e é possível atingir esse patamar tão importante,comemorou Caiado durante a solenidade de apresentação dos dados.

Avanços

No ano passado, Goiás figurou na nona posição geral. Já neste ano, obteve avanços em cinco dos dez pilares avaliados e figura no top 10 em oito deles. A administração estadual avançou 17 posições no pilar Capital Humano, 11 posições em Infraestrutura, sete em Potencial de Mercado, quatro em Eficiência da Máquina Pública e três em Solidez Fiscal, o que garantiu, pela primeira vez na história, a sétima posição geral entre os demais Estados.

O governador avalia que o ranking será uma importante ferramenta para tomada de decisão e ajustes nos pilares que necessitam de atenção.

Será um divisor de águas. A partir de agora, cada servidor de cada secretaria poderá analisar cada pilar e trabalhar para que, ano que vem, tenhamos condição de melhorar ainda mais.

Segurança Pública, Inovação, Educação e Sustentabilidade Ambiental são os pilares que regrediram no ranking.

O especialista Camillo Fraga, do grupo Houer, parabenizou Goiás pelo desempenho. “O estado subiu em cinco dos 10 pilares e agora é o primeiro do país em Potencial de Mercado. Subiu pelo terceiro ano consecutivo nas posições gerais, chegando agora na sétima. Parabéns! O interessante do ranking é continuar buscando crescimento e competir é bom por isso”, afirmou.

O que é o Ranking de Competitividade dos Estados?

O Ranking de Competitividade dos Estados avalia as 27 unidades federativas, a partir de 99 indicadores, distribuídos em dez pilares temáticos considerados fundamentais para a promoção da competitividade e melhoria da gestão pública: Infraestrutura, Sustentabilidade Social, Segurança Pública, Educação, Solidez Fiscal, Eficiência da Máquina Pública, Capital Humano, Sustentabilidade Ambiental, Potencial de Mercado e Inovação.

O levantamento foi apresentado durante o 12º Congresso Consad de Administração Pública, evento que prossegue até o dia 24 de agosto, em Brasília, com programação composta por mais de 30 palestras direcionadas a um grupo de aproximadamente 5 mil inscritos. Além de Caiado, os governadores do Acre, Gladson Cameli (PP); de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB), do Mato Grosso, Mauro Mendes (União Brasil) e do Pará, Helder Barbalho (MDB), entre outras autoridades, acompanharam a cerimônia.

Fonte:

About dptoconteudo dptoconteudo

Check Also

Dívida da prefeitura de Goiânia com maternidades ultrapassa os R$ 43 milhões

A falta de pagamento pode restringir atendimento e comprometer qualidade dos serviços, afirmam diretores. A …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *