MP de Goiás atua para identificar golpistas que depredaram Brasília

Procurador aponta que o grande papel do Ministério Público agora é fazer com que os atos de vandalismo sejam minuciosamente apurados.

O Ministério Público de Goiás atua para identificar os bolsonaristas golpistas que invadiram e depredaram os prédios dos Três Poderes, em Brasília, no último dia 8 de janeiro. O presidente do órgão, procurador-geral de Justiça, Aylton Flávio Vechi, participou de reunião do Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais do Ministério Público dos Estados e da União (CNPG), na sede do MP do Distrito Federal, na quarta-feira (18), onde alinhou estratégias para atuação.

Aylton Flávio Vechi observa que a reunião buscou a uniformização e padronização do modelo de apuração e levantamento de elementos de provas para identificação e devida responsabilização dos que praticaram os atos de vandalismo. Ele aponta que o grande papel do Ministério Público agora é fazer com que os atos de vandalismo sejam minuciosamente apurados, colhendo informações e dados que podem estar espalhados pelo País.

“Em Goiás, temos uma força-tarefa que envolve tanto o MPF (Ministério Público Federal), o MP-GO, Polícia Rodoviária Federal (PRF), Polícia Federal, Abin (Agência Brasileira de Inteligência). Todos envolvidos no sentido de compartilhar informações para que a apuração ocorra de modo célere e que a punição aconteça também de modo rigoroso”, destacou ao jornal O Popular.

Ainda em Goiás, Aylton Vechi destaca que houve deslocamentos para os atos golpistas realizados a partir do interior do Estado e de Goiânia. Por isso, o Ministério Público atua para compartilhar informações e aprofundamento para identificação e responsabilização, em casos de crimes ocorridos.

“Nossa inteligência trabalha diuturnamente nesses levantamentos para verificação de qualquer cidadão que eventualmente possa ter participado. Mas eu quero ressalvar que não há atuação do Ministério Público estadual do ponto de vista processual, e, sim, para obter elementos e provas que possam servir para as ações penais que vão ser propostas perante o STF (Supremo Tribunal Federal)”, explica.

Reunião em Brasília

A reunião do Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais do Ministério Público dos Estados e da União teve presença do ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, assim como de integrantes dos setores de inteligência dos MPs. Na ocasião, houve compartilhamento de informações sobre os trabalhos já realizados.

Durante o encontro, Flávio Dino apresentou propostas de mudança legislativa visando possibilitar uma punição mais severa e efetiva a participantes de atos como os registrados no dia 8. Os participantes trataram também de protocolos que possam prevenir eventos dessa natureza.

“Tratamos da importância de produzir conhecimento e doutrina para que consigamos, enfim, fazer com que atos como esse nunca mais aconteçam num País cujo regime democrático é uma das maiores premissas e cuja defesa é missão do Ministério Público”, afirmou Aylton Vechi.

Fonte: Mais Goiás

About dptoconteudo dptoconteudo

Check Also

Dívida da prefeitura de Goiânia com maternidades ultrapassa os R$ 43 milhões

A falta de pagamento pode restringir atendimento e comprometer qualidade dos serviços, afirmam diretores. A …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *