Mutirão do HGG e Fubog atende pacientes diabéticos

Meta da ação promovida pelas duas unidades de saúde, de 1° a 16 de novembro, é realizar aproximadamente 500 exames de retinografia.

Em celebração do Dia Mundial do Diabetes, comemorado em 14 de novembro, o Hospital Estadual Dr. Alberto Rassi (HGG) e a Fundação Banco de Olhos de Goiás (Fubog) realizam, entre os dias 1° e 16 de novembro, um mutirão de exames de retinografia em usuários do Centro Estadual de Atenção ao Diabetes (Cead). Serão atendidos cerca de 500 pacientes que estão regulados e fazem acompanhamento na unidade do Governo de Goiás e que farão o exame de fundo de olho, realizado com um retinógrafo portátil da Fubog.

Luciana Barbosa, médica oftalmologista da Fubog, explica que o exame consiste numa foto do fundo do olho que será analisada pelos retinólogos, especialistas em retina, e que vão fazer a leitura dessa foto para classificar se o paciente tem alteração da retina diante dos quadros diagnosticados de diabetes. “Pacientes que têm retinopatia diabética grave ou proliferativa, que é quando o diabetes acomete a retina, serão encaminhados para a Fubog para receber atendimento multidisciplinar”, esclarece.

Segundo a gerente do Cead, Cristina Pereira, os pacientes que precisam de atendimento oftalmológico e que serão atendidos durante o mutirão estão sendo agendados. “Todos os pacientes do Cead são acompanhados regularmente por médicos e por uma equipe multiprofissional, dessa forma, quem tinha indicação para fazer o exame de fundo de olho está recebendo uma ligação da nossa equipe para participar da ação”, disse.

A diretora de enfermagem do HGG, Natalie Alves, destaca que este é o terceiro ano de parceria entre o Cead e a Fubog para atendimento dos pacientes da unidade. “Tivemos um resultado bastante positivo em 2020 e 2021 com vários pacientes atendidos durante o mutirão, por isso, este ano estamos repetindo a ação em parceria com a Fubog e garantindo um atendimento rápido e eficaz aos pacientes do Cead que aguardavam esse atendimento na Rede de Atenção à Saúde.”

Fonte: Governo de Goiás

About dptoconteudo dptoconteudo

Check Also

Dívida da prefeitura de Goiânia com maternidades ultrapassa os R$ 43 milhões

A falta de pagamento pode restringir atendimento e comprometer qualidade dos serviços, afirmam diretores. A …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *