No Dia de Santo Antônio, goianos relatam histórias de fé e falam sobre devoção a ele: ‘Fazer o bem sem olhar a quem’

Santo Antônio é uma das figuras religiosas mais populares do Brasil por conta da fama de ‘Santo casamenteiro’. Ele também era considerado um grande pregador, além de ser o padroeiro dos mais pobres e necessitados.

Nesta segunda-feira (13), data que celebra o Dia de Santo Antônio, alguns goianos que tem histórias de vida movidas pela fé nele falaram sobre a devoção. Santo Antônio é uma das figuras religiosas mais populares do Brasil por conta da fama de “Santo casamenteiro”.

Na Paróquia Santo Antônio, no Setor Pedro Ludovico, em Goiânia, uma outra característica desperta ainda mais devoção dos fiéis: Santo Antônio era considerado um grande pregador, que conhecia como ninguém o evangelho, além de ser o padroeiro dos mais pobres e necessitados.

Para o aposentado João Cascalho, que há 40 anos é devoto do santo, ele é uma grande inspiração.

“Santo Antônio é alguém que soube viver aquilo que Jesus queria que as pessoas fizessem, ou seja, fazer o bem sem olhar a quem”, disse o aposentado.

Paróquia de Goiânia distribui o 'pãozinho de Santo Antônio' nas missas — Foto: Reprodução/TV Anhanguera

Paróquia de Goiânia distribui o ‘pãozinho de Santo Antônio’ nas missas — Foto: Reprodução/TV Anhanguera

Na paróquia, é comum ter o pãozinho de Santo Antônio abençoado e distribuído nas missas. O pão é um símbolo bem forte do santo e carrega o significado de fartura e o desejo de que nunca falte comida à mesa.

“Ele conhecia muito o evangélio. Reza a lenda também que se apagassem todos os livros escritos, a Sagrada Escritura, poderia procurar Antônio, que ele saberia escrever. Ele sabia a Sagrada Escritura de cor e salteado”, completou.

O frei José Domingos acredita que a devoção dos fiéis é a partir dos milagres que Santo Antônio realizou ao longo da sua vida e a sua devoção pela palavra de Deus e pelo amor a Jesus Cristo, simbolizado na criança que está nos seus braços.

“As pessoas também são atraídas, porque Santo Antônio pregava e anunciava Jesus Cristo, não só com palavras, mas também com a sua vida”, disse o frei.

‘Santo casamenteiro’

Aposentada Nina Liah é mais uma devota de Santo Antônio — Foto: Reprodução/TV Anhanguera

Aposentada Nina Liah é mais uma devota de Santo Antônio — Foto: Reprodução/TV Anhanguera

O Dia de Santo Antônio é celebrado logo depois do Dia Dos Namorados. Muitos solteiros e solteiras recorrem ao santo para conseguir um amor duradouro e verdadeiro.

A aposentada Nina Liah é mais uma devota de Santo Antônio. Ela disse que, um dia, estava em um casamento, pegou um buquê com a imagem dele e, na mesma hora, fez um pedido especial para a filha Daniela conseguir um parceiro de vida.

“Eu dei para a Daniela e falei ‘olha, é para você, para te dar sorte, para que você encontre uma pessoa que te valorize no que você tem de melhor, que é o amor, a bondade, o companheirismo’”, disse Nina.

A mãe acredita que Santo Antônio atendeu ao pedido dela, pois a filha, Daniela, que já estava conhecendo o Delan, firmou o relacionamento e eles estão juntos há três anos.

“Vontade de casar a gente tem, fazer um ‘festão’. Mas, agora, a gente tem que pedir para o Santo Antônio para ver se ele provém para nós também, porque fé a gente vai ter”, disse Daniela.

Fonte: G1 Goiás

Check Also

Servidores da rede municipal de Educação de Goiânia entram em greve

Como forma de reivindicar melhores condições de trabalho e reajuste salarial, servidores da rede municipal …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *