Prefeitura faz bloqueio vacinal da antirrábica em quadras da Vila João Vaz

A Prefeitura de Goiânia, por meio da Unidade de Vigilância em Zoonoses da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), iniciou, na manhã desta quarta-feira (12/4), bloqueio vacinal da antirrábica em algumas quadras da Vila João Vaz, na Região Oeste da capital goiana. A ação, que envolve agentes de endemias e veterinários, ocorre após a confirmação de um morcego positivo para raiva.


 
O animal foi encontrado morto em uma residência do setor e, com isso, cães e gatos das quadras próximas ao local e que ainda não foram vacinados, receberão o imunizante contra a doença. O morcego pertence à espécie frugívora Artibeus lituratus, ou seja, se alimenta de frutas e sementes e não teve contato direto com pessoas e animais.
 
“Mesmo assim, esse bloqueio é extremamente importante. Uma vez vacinados, os cães e gatos não contraem a doença, mesmo que tenham tido contato com um morcego com a raiva. Desse modo, asseguramos, também, proteção do homem”, destaca o diretor de Vigilância em Zoonoses da SMS, Murilo Reis, ao lembrar que a raiva é transmitida ao homem pela saliva de animais infectados, principalmente por meio da mordedura, arranhadura e lambedura.
 
Murilo Reis informa que este é o segundo caso de raiva em morcego registrado em Goiânia. “Em março já havia sido confirmado para raiva outro morcego de hábito alimentar insetívoro no Setor Leste Universitário, mas não há motivos para alardes. Goiânia registra uma média de dois a três casos de raiva nesse tipo de morcego todos os anos”, diz.
 
Murilo ressalta, ainda, que no Brasil há somente três espécies de morcegos que se alimentam de sangue, e nenhuma delas é encontrada na zona urbana.
 
Orientações à população
– Em casos de acidentes com animais domésticos, silvestres e principalmente morcegos, procurar uma Unidade de Saúde o mais breve possível para avaliação da profilaxia de raiva adequada para o caso.
 
– Ao se deparar com um morcego morto, caído ou encontrado em horário e local não habitual como, por exemplo, pousado em local claro durante o dia, entrar em contato pelos telefones (62) 3524- 3131 3524-3124 horário comercial e (62) 3524-3130 no período noturno, finais de semana e feriados, para que o animal seja recolhido.
 
– Evitar contato físico com o morcego para minimizar o risco de acidente, isolando-o com panos, caixas de papel ou balde, ou mantê-lo em ambiente fechado para aguardar a captura por pessoas capacitadas.
 
– Os morcegos são animais de extrema importância para a natureza, portanto, quando voando livremente no período noturno, não são considerados animais suspeitos, e nessas condições não oferecem risco, desde que não sejam manipulados.
 
Postos de vacinação antirrábica animal permanentes em Goiânia
– Sede da Divisão de Vigilância em Zoonoses Goiânia
Horário: das 08h às 17h, todos os dias (inclusive finais de semana e feriados)
Endereço: Rodovia GO-020, Quilômetro 08, atrás do Cemitério Parque Memorial
 
– Hospital Veterinário da Escola de Veterinária e Zootecnia da Universidade Federal de Goiás (UFG)
Horário: das 08h às 12h e das 13h às 16h, de segunda-feira a sexta-feira
Endereço: Avenida Esperança, sem número, no Campus Samambaia

Fonte: A redação

About dptoconteudo dptoconteudo

Check Also

Dívida da prefeitura de Goiânia com maternidades ultrapassa os R$ 43 milhões

A falta de pagamento pode restringir atendimento e comprometer qualidade dos serviços, afirmam diretores. A …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *