São Luís de Montes Belos sedia eventos sobre saúde bovina

Eventos serão no próximo dia 18, com participação de veterinários, zootecnistas, professores, pesquisadores, integrantes da Equipe Gestora Estadual do PNEFA e pecuaristas.

Dois eventos de grande relevância para o desenvolvimento da pecuária em Goiás serão realizados no próximo dia 18 na unidade da Universidade Estadual de Goiás (UEG) em São Luís dos Montes Belos. São eles o Simpósio do Oeste Goiano de Buiatria e o IV Fórum: Goiás Livre de Febre Aftosa sem Vacinação. A programação de ambos os eventos será desenvolvida no auditório da UEG, das 8 às 17 horas.

O Simpósio de Buiatria é organizado pelo Conselho Regional de Medicina Veterinária, Universidade Estadual de Goiás – Campus São Luís de Montes Belos e Associação de Buiatria do Estado de Goiás e Distrito Federal, enquanto o Fórum Goiás Livre de Afosa sem Vacinação é promovido pela Equipe Gestora Estadual do Plano Estratégico do Programa Nacional de Vigilância para a Aftosa (PE-PNEFA), equipe que realiza o evento anualmente. O objetivo do Fórum é mostrar ao pecuarista que ele será protagonista no processo de vigilância para a febre aftosa, notificando quaisquer suspeitas de doenças vesiculares no seu rebanho.

A previsão dos organizadores é reunir mais de 150 participantes, incluindo médicos veterinários, zootecnistas, professores, estudantes dos cursos relacionados à atividade pecuária, estudiosos da pecuária, agentes do mercado pecuário e principalmente pecuaristas da região Oeste de Goiás.

Abordagens

Ao longo do dia serão proferidas palestras e mesa redonda sobre temas diversos. Logo após a abertura, que terá a presença de autoridades do Governo Estadual, do município e de entidades representativas dos produtores rurais, será proferida palestra sobre Plano Estratégico do PNEFA e Meios de Diagnóstico para Enfermidades Vesiculares, pelo médico veterinário Rafael Costa Vieira, presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária e gerente do Laboratório de Análise e Diagnóstico Veterinário da Agrodefesa.

Na sequência será realizada Mesa Redonda a ser coordenada pela Equipe Gestora Estadual do PNEFA, com foco na discussão de temas relativos à sanidade animal, com ênfase na retirada da vacina contra a febre aftosa a partir de 2023. Após esta etapa, a professora Maria Clorinda Soares Fioravanti, da Universidade Federal de Goiás, vai proferir palestra sobre Importância das Raças Locais de Ruminantes para a Pecuária.

Já no período da tarde, o professor Paulo José Bastos Queiroz, da Universidade Federal de Goiás, fará palestra sobre Enfermidades Podais em Bovinos. A palestra final será sobre Benefícios na Utilização de Dietas Aniônicas para Vacas Leiteiras, a ser proferida pelo veterinário Pedro Ramsey Luppi, da empresa Campo Nutrição Animal.

A Equipe Gestora Estadual do PNEFA é integrada por representantes da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa-Goiás); Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa); Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater-Goiás); Superintendência Federal da Agricultura em Goiás (SFA/GO/Mapa); Universidade Federal de Goiás (UFG); Universidade Estadual de Goiás (UEG); Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás/Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Faeg/Senar); Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV) e Fundo para o Desenvolvimento da Pecuária em Goiás (Fundepec).

Agência Goiana de Defesa Agropecuária– Governo de Goiás

About dptoconteudo dptoconteudo

Check Also

Dívida da prefeitura de Goiânia com maternidades ultrapassa os R$ 43 milhões

A falta de pagamento pode restringir atendimento e comprometer qualidade dos serviços, afirmam diretores. A …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *