TV Globo é processada por transfobia em reportagem do Fantástico

Defensoria Pública acusa emissora de desrespeitar homem transexual em matéria veiculada em 2019.

A TV Globo está enfrentando um processo devido a uma reportagem veiculada pelo programa Fantástico em 3 de fevereiro de 2019. A Defensoria Pública do Estado de São Paulo acusa a emissora de utilizar um termo preconceituoso ao se referir à morte de um homem transexual.

Segundo informações do Notícias da TV, a intimação foi feita dois dias após a transmissão da matéria no canal. No documento, o Instituto Brasileiro de Transmasculinidades (Ibrat) alega que a Globo desrespeitou o protagonista da reportagem, Lourival Bezerra, ao ser descrito pela apresentadora Poliana Abritta como “uma mulher que se passava por homem”, quando o correto seria utilizar o termo “homem transexual”. A chamada da reportagem veiculada na época também é mencionada.

A história de Lourival é cercada de mistérios. Após falecer devido a um infarto fulminante, os socorristas que recolheram seu corpo constataram que ele tinha um gênero diferente daquele com o qual se identificava socialmente. Além disso, a polícia apontou que todos os documentos com o nome masculino do falecido eram falsos.

Teoricamente, Lourival viveu de acordo com o gênero com o qual se identificava: masculino. Ele morava com uma mulher, da qual adotou filhos, mas aparentemente nunca tiveram relações sexuais, de forma que nem mesmo a família sabia que biologicamente o falecido era uma mulher.

Posteriormente, as investigações determinaram que, em seu registro feminino, ele era identificado como Enedina Maria de Jesus, porém até mesmo os documentos de Enedina eram falsos. Portanto, ainda não se chegou a uma conclusão sobre o caso, que apresenta duas linhas de investigação: a primeira é a questão de identidade de gênero, e a segunda é a possibilidade de Lourival ter mentido sobre seu nome para esconder algum crime do passado.

A edição do Fantástico que levou a TV Globo a se tornar alvo do processo ainda está disponível no Globoplay, mas com um aviso ao assinante: “Esta versão foi modificada em sua versão web”. Uma audiência de conciliação está agendada para 31 de agosto de 2023.

Fonte: Mais Goiás

About dptoconteudo dptoconteudo

Check Also

Dívida da prefeitura de Goiânia com maternidades ultrapassa os R$ 43 milhões

A falta de pagamento pode restringir atendimento e comprometer qualidade dos serviços, afirmam diretores. A …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *