Centro Cultural Oscar Niemeyer homenageia julho amarelo em Goiânia

O Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON) terá uma iluminação especial até domingo (31/7) em alusão ao mês de conscientização contra as hepatites virais, doenças associadas à cirrose hepática e ao câncer no fígado. O Palácio da Música está iluminado na cor amarela em alusão à campanha nacional. A ação é do Governo de Goiás, em parceria com a Sociedade Brasileira de Hepatologia (SBH), por meio da Agência Estadual de Turismo (Goiás Turismo) que administra o espaço. Além do CCON, em Goiânia, a Câmara dos Deputados, em Brasília e o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro também estão iluminados com a cor da campanha.

Segundo a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), cerca de 1 milhão de pessoas morrem por ano no mundo em decorrência das hepatites virais, com 3 milhões de novos infectados no mesmo período. No Brasil, de acordo com o Instituto Brasileiro de Estudos do Fígado (IBRAFIG), aproximadamente 1 milhão de pessoas têm hepatites virais e desconhecem a doença, que é silenciosa e pode levar ao desenvolvimento de patologias graves como cirrose e câncer de fígado. Juntas, as hepatites B e C respondem por cerca de 74% dos casos notificados de hepatites virais no país, sendo a do tipo C responsável por mais de 76% das mortes.

A doença tem cura e o tratamento é fornecido gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Para alertar sobre a necessidade do diagnóstico precoce, a SBH se uniu a entidades e órgãos governamentais para realizar ações de conscientização sobre o diagnóstico e tratamento da doença. A médica hepatologista Patrícia Borges, representante da SBH em Goiás, disse que esta é mais uma ação para mobilizar e conscientizar a população sobre a importância da realização do teste rápido, que também é fornecido pelo SUS.

Fonte: A redação

About dptoconteudo dptoconteudo

Check Also

Dívida da prefeitura de Goiânia com maternidades ultrapassa os R$ 43 milhões

A falta de pagamento pode restringir atendimento e comprometer qualidade dos serviços, afirmam diretores. A …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *