Câmeras de segurança, detectores de metais e botões de pânico: Goiânia divulga medidas de segurança para combate à violência nas escolas

Secretário Municipal de Educação afirmou que também serão tomadas medidas pedagógicas de conscientização. Guarda Civil Metropolitana reforçou apoio às unidades educacionais.

A Prefeitura de Goiânia divulgou, nesta quarta-feira (12), medidas de segurança para evitar ataques nas escolas no município. Segundo o secretário Municipal de Educação, Wellington Bessa, as unidades deverão receber detectores de metais, botões de pânico e mais câmeras de segurança nos próximos dias.

“Nós teremos detectores de metais, alerta de invasão e ameaça e botão de pânico em cada instituição”, disse o secretário.

“Mandaremos um valor para as instituições que não têm câmeras e concertinas para que façam essa implantação mais rápido”, completou.

O secretário explicou que ainda não há estimativa de quanto custará os equipamentos e que o prazo para aquisição é de até 15 dias. Segundo ele, Goiânia tem 376 unidades educacionais, incluindo os centros municipais de educação infantil (Cmeis). Ao todo, são 110 mil estudantes.

O secretário explicou que botão de pânico é um alerta que emite um chamado para a Guarda Civil Metropolitana e para a Secretaria de Educação em caso de emergências.

Além disso, Wellington Bessa ressaltou que serão tomadas medidas pedagógicas de conscientização, como orientações para os pais e apoio para os estudantes.

O prefeito de Goiânia, Rogério Cruz, afirmou que o município está com mais de 100 viaturas e cerca de 800 agentes da GCM à disposição das escolas . Segundo ele, a Ronda Ostensiva Municipal (Romu) também reforçou a fiscalização nas unidades.

De acordo com o prefeito, o foco maior é nas escolas do 1°ao 9º ano, sobretudo onde há jovens e adolescentes. No entanto, ele ressaltou que unidades que atendem crianças 6 meses a seis anos também vão receber apoio.

Segundo o prefeito, vistorias nas mochilas dos estudantes também foram autorizadas para evitar que objetos cortantes ou outros tipos de armas entrem nas unidades. Ele ainda orientou que os pais revistem as mochilas dos filhos antes de eles irem para escola e fiquem atentos ao comportamento dos estudantes.

“O acompanhamento dos pais nesse momento é importante. Não importa a idade do filho, é importante ter essa atenção. Ajuda na parte psicológica”, disse o prefeito.

O comandante da GCM, Wellington Paranhos, afirmou que uma equipe de inteligência também está fazendo monitoramentos pela internet para identificar possíveis ataques. Os agentes vão em escolas com programa Anjos da Guarda para fazer palestras abordando o bullying. Nesses momentos, são levados cães farejadores para identificar drogas ou outros itens ilícitos.

Fonte: G1 Goiás

About dptoconteudo dptoconteudo

Check Also

Dívida da prefeitura de Goiânia com maternidades ultrapassa os R$ 43 milhões

A falta de pagamento pode restringir atendimento e comprometer qualidade dos serviços, afirmam diretores. A …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *