Presidente da Comissão de Educação da Câmara quer ações de prevenção aos ataques em escolas de Goiânia

Aava Santiago cobra medidas da prefeitura para evitar que haja invasão e violência nas unidades de ensino de Goiânia. Prefeitura responde.

A Presidente da Comissão de Educação da Câmara Municipal, Vereadora Aava Santiago (PSDB), convocou reunião extraordinária para esta quarta-feira (12). A intenção é apresentar um calendário de medidas a serem adotadas, em caráter de urgência, pela prefeitura de Goiânia, para prevenir ataques às escolas de Goiânia. A administração municipal lança programa.

A vereadora cobra ações do Poder Público municipal e diz que tanto a Secretaria Municipal de Educação quanto a Guarda Civil Metropolitana (GCM) não se posicionaram sobre os recentes casos de ataques a escolas. Na última terça-feira (11), um estudante de 13 anos esfaqueou dois colegas e uma professora do Colégio Estadual Doutor Marco Aurélio, em Santa Tereza de Goiás.

“Convoquei uma reunião emergencial para tratarmos de ações rápidas para prevenir os ataques, entre elas: o redirecionamento do efetivo da guarda para unidades escolares; disponibilização do botão do pânico para as escolas, e a formação imediata de agentes da GCM para abordagem em ambiente escolar”, explica a vereadora.

A parlamentar critica o que chama de medidas fáceis, por não atender as demandas da realidade na rede pública de educação. Ela cita o exemplo de Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) em Goiânia, que segundo ela têm estrutura tão precária que não é possível manter o ar condicionado ligado.

“Uma das medidas que podemos adotar é a reutilização do botão do pânico, já aplicado pela prefeitura para mulheres em situação de violência, para que seja colocado nas escolas, caso não haja contingente de segurança suficiente”, explique.

Além disso, ela sugere que a prefeitura redirecione a GCM para atuar na segurança das escolas e não para aplicar multas de trânsito. “Recomendamos também que a prefeitura solicite junto a universidades para realização de triagem de saúde mental”, diz.

Resposta

Como resposta ao pânico instalado entre pais e alunos, a Prefeitura de Goiânia lança, na manhã desta quarta-feira, a Operação Escolas Sem Violência. Segundo a administração municipal, o programa piloto está em atividade desde o último dia 5 de abril, quando foram destacadas 105 viaturas e um contingente de mais de 700 agentes da GCM para acompanhar a entrada e saída de alunos, bem como o horário de intervalo das aulas. Também estão sendo realizadas palestras para combater o bullying nas unidades.

Segurança

Também por parte da Câmara Municipal, o presidente da Comissão de Segurança Pública e Patrimonial da Câmara de Goiânia, vereador Anderson Sales Bokão (Solidariedade) diz que irá realizar diligências em 357 unidades municipais de ensino. Membros do colegiado deverão visitar escolas e Cmeis na próxima semana.

Fonte: Mais Goiás

About dptoconteudo dptoconteudo

Check Also

Dívida da prefeitura de Goiânia com maternidades ultrapassa os R$ 43 milhões

A falta de pagamento pode restringir atendimento e comprometer qualidade dos serviços, afirmam diretores. A …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *