Emater realiza curso de Boas Práticas na Fabricação de Polpa de Frutas

Na última terça-feira (09), o Governo de Goiás, por meio da Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater), promoveu o Curso de Boas Práticas de Fabricação de Polpa de Frutas para produtores do município de Flores de Goiás. A capacitação foi realizada no Projeto de Assentamento (PA) São Vicente e reuniu cerca de 15 participantes.

A ação, organizada pela extensionista da unidade da Emater no município, Leide Moreira de Sousa, surgiu da necessidade dos produtores do PA de aprofundarem seus conhecimentos na fabricação e comercialização de polpa de frutas. Como os produtores fazem parte do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) – política de apoio e incentivo à alimentação e agricultura familiar no país –, entender a regulamentação para comercializar os alimentos produzidos se tornou uma demanda na comunidade.

Desse modo, as extensionistas Janete Soares da Rocha e Rosângela Caparrosa, instrutoras do curso, levaram informações sobre a maneira correta de higienizar as frutas, os regulamentos para a comercialização das polpas e também responderam dúvidas a respeito da forma correta de utilizar a máquina despolpadeira.

“A experiência foi divina. Nós temos muitas frutas, então a gente perdia muitas porque não sabia como despolpar”, conta Eliane Ferreira Alvez, uma das moradoras do PA que participou do curso. Os produtores planejam ainda buscar cursos para aperfeiçoar os conhecimentos na fabricação de doces e geleias, aproveitando ainda mais as frutas da região. “Agora que a gente conhece as leis e sabe como buscar a demanda para trabalhar as frutas, nós queremos ir mais longe”, conclui Eliane.

Fonte: Emater

Check Also

Servidores da rede municipal de Educação de Goiânia entram em greve

Como forma de reivindicar melhores condições de trabalho e reajuste salarial, servidores da rede municipal …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *