Gestores participam de treino sobre Cartas-Consulta Digitais do FCO

Cerca de 340 gestores e agentes de crédito de todo o Estado de Goiás participaram, nesta quinta-feira (9/2), da Capacitação em FCO Digital no Espaço Inovacoop, em Goiânia. A Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) apoiou o evento, realizado pela Organização das Cooperativas Brasileiras no Estado de Goiás (Sistema OCB/GO). A Superintendência de Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco), a Secretaria de Estado da Retomada e a Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural, e Pesquisa Agropecuária (Emater) também foram parceiras da iniciativa.
 
A Capacitação em FCO Digital foi realizada em formato híbrido (presencial e remoto). O objetivo do curso, ministrado pelo assessor técnico da Sudeco, João Paulo Batista Cabral, foi apresentar em detalhes e tirar dúvidas sobre o Sistema de Cartas-Consulta Digitais do FCO. A plataforma está em funcionamento desde o ano passado. Em janeiro de 2023, as cartas digitais representaram 49,5% do total de propostas aprovadas pela Câmara Deliberativa do Conselho de Desenvolvimento do Estado para captação de financiamentos na linha Rural do FCO.
 
Na abertura da programação, o presidente do Sistema OCB-GO, Luís Alberto Pereira, destacou o acerto de realizar um evento voltado ao Fundo Constitucional do Centro-Oeste (FCO). “Este tema é de extremo interesse para as cooperativas de crédito. Precisamos trabalhar para aumentar de 10% para 20%, pelo menos, a fatia de recursos do FCO repassados pelos bancos cooperativos”, afirmou. Pereira declarou que o processo vai ganhar agilidade com o Sistema de Cartas-Consulta Digitais do FCO. Ele exaltou ainda a parceria com a Seapa e outros órgãos, como Emater e Retomada. “O cooperativismo está sempre aberto a parcerias. Queremos fazer outros eventos. Contem com a gente”, disse.
 
O gerente de Inteligência de Mercado, Petherson Santana, representou o titular da Seapa, Tiago Mendonça, no evento. Ele lembrou que a Capacitação em FCO Digital vem sendo construída a várias mãos há seis meses. “Com o FCO Digital, nós temos rastreabilidade e transparência, ou seja, o produtor consegue acompanhar todo o processo de tramitação da proposta, da entrada à aprovação. Isso é mais dinâmico, acessível e justo”, defendeu.

Fonte: A Redação

About dptoconteudo dptoconteudo

Check Also

Dívida da prefeitura de Goiânia com maternidades ultrapassa os R$ 43 milhões

A falta de pagamento pode restringir atendimento e comprometer qualidade dos serviços, afirmam diretores. A …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *