Música sertaneja: declarado patrimônio cultural, gênero faz história em Goiás

Apesar do gênero musical ter surgido no interior de São Paulo, foi em Goiás que ganhou força.

A música sertaneja foi declarada patrimônio cultural goiano. A Lei Estadual nº 21.749, originalmente projeto de lei nº 8548/21, foi publicada em dezembro deste ano no Diário Oficial do Estado.

A lei também estabelece que todos os anos, no dia primeiro de outubro, dia em que se comemora o Dia Internacional da Música, um artista goiano deve receber uma Medalha do Mérito Legislativo Pedro Ludovico Teixeira, por relevantes serviços prestados à sociedade.

Música sertaneja em Goiás

Apesar do gênero musical ter surgido no interior de São Paulo, foi em Goiás que ganhou força. Hoje, ele é referência para músicos, cantores e compositores, contando histórias e sendo símbolo de resistência social.

Na matéria, de autoria do ex-deputado Chico KGL (UB), a justificativa aponta que a música sertaneja goiana possui posição de destaque nas principais plataformas musicais em níveis internacionais, além de ser o gênero mais ouvido em mais da metade dos estados do Brasil.

“Cantoras (…) abraçam um importantíssimo movimento artístico/social de expressão, resistência e de luta contra as atrocidades cometidas por uma sociedade machista”, destacou o ex-deputado.

Artistas

A música sertaneja é muito popular em Goiás e existem vários artistas nascidos ou residentes no estado que são reconhecidos no cenário musical brasileiro.

Chitãozinho & Xororó

Uma das duplas sertanejas mais antigas e bem-sucedidas do Brasil, formadas em 1985. Eles são originários de Londrina, Paraná, mas já moraram em Goiânia, onde também construíam história.

Bruno & Marrone

Dupla sertaneja formada em na década de 80 na cidade de Goiânia. Eles são conhecidos por suas canções românticas.

João Neto & Frederico

Dupla sertaneja formada na cidade de Goiânia. Eles são conhecidos por suas letras envolventes e sua harmonia vocal.

Leonardo

Empresário e cantor, Leonardo começou sua carreira musical em 1983, ao lado do irmão Leonardo, que faleceu 1998. Leonardo é natural de Goianápolis.

Zezé Di Camargo e Luciano

A dupla é natural de Pirenópolis e já soma mais de 30 anos de carreira, com diversos sucessos no repertório.

Felipe Araújo

Irmão do cantor falecido Cristiano Araújo, Felipe também resolveu seguir os passos do irmão na música. Atualmente, ele mora em Goiânia.

Maiara & Maraísa

Nascidas no Mato Grosso, as gêmeas do sertanejo consideram Goiânia como sua cidade natal. Atualmente, elas também residem na capital goiana.

Gustavo Lima

Mineiro, Gustavo Lima também adotou Goiânia como seu lar e mora em uma mansão na cidade com a família, Andressa Suita e os filhos. Ele é um dos nomes mais conhecidos do gênero atualmente.

Marília Mendonça

A eterna rainha da sofrência, é natural de Cristianópolis. Ela se consagrou na música com grandes sucessos e, ainda hoje, figura nas paradas de sucesso no Brasil. Ela faleceu em 2021, em um acidente aéreo.

Existem muitos outros artistas sertanejos que nasceram ou moram em Goiás, que estão fazendo sucesso e mantendo a tradição da música sertaneja viva.

Fonte: Dia Online iG

About dptoconteudo dptoconteudo

Gestores participam de treino sobre Cartas-Consulta Digitais do FCO

Check Also

Dívida da prefeitura de Goiânia com maternidades ultrapassa os R$ 43 milhões

A falta de pagamento pode restringir atendimento e comprometer qualidade dos serviços, afirmam diretores. A …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *