Varíola dos macacos: testes devem começar a ser feitos ainda em setembro, em Goiás

Com a medida, a descoberta será mais rápida, reduzindo assim o tempo de espera para atualização dos casos.

Os testes para a detecção da varíola dos macacos devem começar a ser feitos a partir do dia 14 de setembro, em Goiás. O primeiro kit para implantação das análises chegou à Secretaria de Estado de Saúde (SES-GO) nesta quinta-feira (8/9).

A chegada está dentro do prazo que já havia sido previsto pelo secretário de saúde, Sandro Alessandro, em entrevista à CBN Goiânia. Atualmente, as amostras são enviadas para Brasília para detecção da doença. Agora, segundo o secretário, com o início da testagem pelo  Laboratório de Saúde Publica Dr. Giovanni Cysneiros (Lacen), a detecção da doença será mais rápida, reduzindo assim o tempo de espera para atualização dos casos.

Varíola dos macacos

De acordo com o Ministério da Saúde (MS), o diagnóstico da monkeypox é realizado de forma laboratorial, por teste molecular ou sequenciamento genético, em pacientes com suspeitas da doença. A amostra a ser analisada é coletada, preferencialmente, da secreção das lesões. Quando as lesões já estão secas, o material encaminhado são as crostas das lesões.

Além disso, o Ministério da Saúde já havia recebido, no último dia 26 de agosto, os primeiros antivirais contra a varíola dos macacos, sendo o Tecovirimat o indicado para casos graves da doença. Os 12 tratamentos foram doados ao Brasil pelo laboratório fabricante.

Transmissão

A doença é transmitida, principalmente, por meio do contato direto pessoa a pessoa (pele e secreções) e exposição próxima e prolongada com gotículas e outras secreções respiratórias. Por isso, qualquer pessoa que tenha contato físico próximo com alguém infectado está em risco, inclusive as crianças, que são tipicamente mais propensas a ter sinais e sintomas mais graves do que adolescentes e adultos.

Normalmente, os sintomas da varíola dos macacos são os mesmos em adultos e em crianças e incluem:

  • Febre
  • Dores no corpo
  • Dor de cabeça
  • Calafrio
  • Fraqueza
  • Adenomegalia: linfonodos inchados (ínguas)
  • Erupções cutânea ou lesões de pele

Fonte: Dia Online iG

About dptoconteudo dptoconteudo

Check Also

Dívida da prefeitura de Goiânia com maternidades ultrapassa os R$ 43 milhões

A falta de pagamento pode restringir atendimento e comprometer qualidade dos serviços, afirmam diretores. A …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *