Vencedor da Bolsa Hugo de Carvalho Ramos publica livro de estreia

De maneira excepcional, a Bolsa Hugo de Carvalho Ramos concedeu o prêmio de melhor livro de prosa e a menção honrosa a um mesmo escritor, em 2021. Ele é Pablo Mathias, autor do livro Tamarindos, que será lançado em 13 de abril, em Goiânia.


 
Ficcionais, mas familiares. Atravessadas pela morte, as histórias contadas em Tamarindos têm como base as estruturas do patriarcado espelhadas nas relações afetivas e na constituição da família brasileira. Publicado pela negalilu editora o livro será lançado com a presença do autor no dia 13 de abril, às 19h, no LowBrow, no Setor Sul, em Goiânia.
 
Os seis contos contidos em Tamarindos estruturam uma única narrativa de ficção expandida, um percurso elaborado a partir de fragmentos interconectados. Segundo Pablo Mahias, de forma orgânica, o conjunto de textos forma um ecossistema nitidamente impactado por decisões tomadas, suas causas e efeitos.
 
“As narrativas têm base na observação da natureza humana e algumas são bem cruas, rústicas até, todas bastante atuais”, comenta ele. Apesar de estrear agora em projeto literário solo, o biólogo Pablo Mathias tem outros contos publicados em duas antologias da negalilu: Antes de agora (2022), produto da Residência Literária da Livraria O Jardim, e Uma santa e dois amantes (2022), Coleção e/ou − vol. 3.
 
A prosa ficcional deste escritor goiano da nova geração foi duplamente premiada pela Bolsa Hugo de Carvalho Ramos que, em 2021, também concedeu a ele menção honrosa pelo romance Réptil (ainda inédito). Mathias explica que isso só foi possível porque as inscrições ao prêmio são, necessariamente, feitas por meio de pseudônimo. O feito raro foi destacado pelo presidente da seção goiana da União Brasileira de Escritores (UBE-GO), Ademir Luiz, convidado a escrever o texto da orelha do livro.
 
Criada em 1944, a Bolsa de Publicações Hugo de Carvalho Ramos é a premiação literária mais antiga em atividade no Brasil. Anualmente, é promovida pela Prefeitura de Goiânia e organizada pela UBE-GO, distinguindo dois títulos, um de prosa e outro de poesia. O primeiro vencedor foi o clássico Ermos e Gerais, de Bernardo Élis, imortal da ABL. De lá pra cá, também foram vencedores Edival Lourenço, Maria Helena Chein, Heleno Godoy, Yeda Schwartz, Miguel Jorge, entre outros e outras.

Serviço
 
Lançamento do livro Tamarindos
 
13 de abril (quinta) – 19 horas
 
Local: LowBrow (Rua 115, 1684, Setor Sul, Goiânia)

About dptoconteudo dptoconteudo

Check Also

Dívida da prefeitura de Goiânia com maternidades ultrapassa os R$ 43 milhões

A falta de pagamento pode restringir atendimento e comprometer qualidade dos serviços, afirmam diretores. A …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *