Caravana de bolsonaristas saiu de frente do quartel de Goiânia para atos em Brasília, diz organizador

No domingo, Congresso Nacional, no Supremo Tribunal Federal (STF) e no Palácio do Planalto foram invadidos por bolsonaristas. Organizador afirma que sua caravana não participou de atos de vandalismo.

O organizador de uma caravana de bolsonaristas que foi a Brasília, Heleno Inácio, contou que saiu de frente do quartel de Goiânia para participar dos atos realizados na capital federal, no último domingo (8). Apesar da invasão ocorrida no Congresso Nacional, no Supremo Tribunal Federal (STF) e no Palácio do Planalto, o comerciante afirmou que ele e os membros de sua caravana não participaram de atos de vandalismo nos Três Poderes. Ele justificou ter ido à Brasília “por ser patriota” e “para lutar pelo país”.

“Nós somos patriotas e vamos lutar pelo nosso pais, ainda não desistimos”, afirmou.

Heleno contou que começou a organizar caravanas para participar de atos no ano passado, sendo que a primeira foi realizada no dia 7 de setembro de 2022. O comerciante detalhou que, no último domingo (8), saiu de frente do quartel de Goiânia por volta das 2h da manhã e chegou à Brasília, em frente ao quartel da cidade, aproximadamente às 6h.

Ele ainda disse que caravana organizada saiu em um único ônibus e contou com 60 participantes. Segundo o comerciante, cada passageiro pagou um valor de R$ 30. Apesar de alegar não se lembrar do nome da empresa de ônibus que levou ele e os demais bolsonaristas à Brasília, Heleno afirmou não se tratar de um dos veículos que foram apreendidos pela Polícia Rodoviária Federal (PRF). O homem ainda disse que o ônibus saiu da cidade para voltar à Goiânia às 18h.

“Nosso ônibus não estava onde o de todo mundo estava, estava em outra área, na área militar”, disse.

Heleno também contou que a caravana foi organizada por meio das redes sociais e que, como cada passageiro pagou sua passagem, não houve um financiador. Apesar de já ter organizado algumas caravanas à Brasília, ele diz não acreditar que deve continuar organizando novas idas à cidade para A participação em atos.

“Brasília agora vai ficar inviável de fazer essas coisas”, disse.

Bolsonaristas sobem no Congresso Nacional, em Brasília — Foto: Afonso Ferreira/TV Globo

Bolsonaristas sobem no Congresso Nacional, em Brasília — Foto: Afonso Ferreira/TV Globo

Invasão aos Três Poderes

Bolsonaristas radicais invadiram o Congresso Nacional, o Supremo Tribunal Federal (STF) e o Palácio do Planalto após confronto com a Polícia Militar na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Os participantes de atos antidemocráticos estavam com pedaços de paus e pedras.

Policiais militares tentaram conter os bolsonaristas com uso de spray de pimenta, no entanto, eles invadiram a área de contenção que cercava o Congresso Nacional. Vidraças da sede do Congresso foram quebradas.

Os policiais também usaram bombas de efeito moral na tentativa de conter os participantes do ato antidemocrático.

O Presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) decretou intervenção federal na segurança pública do Distrito Federal para manter a ordem após a invasão. Lula anunciou o decreto na cidade de Araraquara, interior de São Paulo, durante visita para avaliar estragos causados pelas chuvas no município.

O decreto vai vigorar até 31 de janeiro. Com a intervenção, os órgãos de segurança pública do Distrito Federal ficam sob responsabilidade do secretário executivo do Ministério da Justiça, Ricardo Garcia Cappelli, nomeado como interventor e subordinado a Lula.

Fonte: G1 Goiás

About dptoconteudo dptoconteudo

Check Also

Dívida da prefeitura de Goiânia com maternidades ultrapassa os R$ 43 milhões

A falta de pagamento pode restringir atendimento e comprometer qualidade dos serviços, afirmam diretores. A …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *