Pesquisas revelam preocupação do turista com protocolos de segurança

Segundo levantamento  do Observatório da Goiás Turismo, visitante dará preferência a lugares que tenham política de segurança sanitária, saúde e higienização. Dados fazem parte do Boletim “Panorama da Retomada do Turismo em Goiás” divulgado nesta sexta-feira (29/01).

O II Boletim “Panorama da Retomada do Turismo em Goiás“, divulgado nesta sexta-feira (29/01) pelo Observatório da Goiás Turismo, apresenta um recorte dos principais resultados da  2ª pesquisa “O Novo Viajante”, realizada pelo Interamerican Network, em parceria com a Fecomércio SP. Para dialogar com os resultados, o levantamento também traz dados da pesquisa realizada pelo Observatório do Turismo de Goiás sobre “Melhores Práticas de Sanitização – Região do Ouro e Cristais”. Compõe as análises, o “Índice de Atividades Turísticas”, referente ao mês de novembro de 2020, apresentado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), enfatizando os números relativos a Goiás.

O Novo Viajante

A Interamerican Network e o Conselho de Turismo da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo realizaram, de 26 de outubro a 9 de novembro de 2020, a segunda edição da pesquisa “ O Novo Viajante”, cujo propósito é compreender como a pandemia da Covid-19 afetou e mudou os perfis e os hábitos dos viajantes latino-americanos, além de captar informações sobre o novo cenário dos consumidores de viagens. 
Os dados revelam que o turista dará preferência a lugares que tenham política de segurança sanitária, saúde e higienização. Também terá relevância na escolha do novo viajante meios de hospedagem e meios de transportes com efetivos protocolos de segurança e higiene. Outro dado relevante é que mais da metade dos respondentes da sondagem indicam que farão viagens nacionais. O Turismo de praia aparece em primeiro lugar na preferência do novo viajante; seguido do Turismo Cultural e Ecoturismo.

Práticas de Sanitização

Ao analisar os resultados da pesquisa “Melhores Práticas de Sanitização na Região Turísticas Ouro e Cristais”, o Observatório do Turismo constatou que 82,4% dos respondentes que participaram do levantamento são de Goiás; 5,9% do Distrito Federal; e 11,7% dos demais Estados da Federação. Os principais destinos visitados foram: Pirenópolis, Abadiânia e cidade de Goiás. O que mais motiva a ida do visitante até a região são as trilhas, rios e cachoeiras (54,4%), seguidos pela gastronomia (30,9%). Em  terceiro lugar aparecem shows e eventos culturais (29,4%). 

Em consonância com a pesquisa  “O Novo Viajante” , o estudo conclui também que os visitantes da Região Turística Ouros e Cristais, darão preferência a lugares que tenham uma política de segurança clara e efetiva. Fazem parte da Região os municípios de : Abadiânia, Alexânia, Campos Verdes, Cidade de Goiás, Corumbá de Goiás, Cristalina, Goianésia , Jaraguá, Pirenópolis, São Francisco de Goiás, Valparaíso de Goiás e Vila Propício.

IBGE

Em novembro de 2020, o Índice de Atividades Turísticas (IATUR) no País, com ajuste sazonal, segundo a Pesquisa Mensal de Serviços(PMS) do IBGE, apontou expansão de 7,6% comparado ao mês imediatamente anterior, quando já havia apresentado um crescimento de 7,6%, na comparação com setembro de 2020. Em Goiás o crescimento foi maior que a média nacional. Após a queda histórica em abril causada pela pandemia, no mês de novembro de 2020 o Índice de Atividades  Turísticas, com ajuste sazonal, cresceu 9,9%, comparado com mês de outubro, quando já havia apresentado aumento de 11,8%. 

Já  o Índice de Receita Nominal das Atividades Turísticas em Goiás, com ajuste sazonal, também apresentou um resultado positivo. Segundo a Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), do IBGE, em novembro de 2020 houve uma expansão de 10,7%, frente ao mês de outubro, quando registrou expansão de 17,5%. 

Segundo o Observatório do Turismo, podemos esperar que o setor apresente resultados positivos em 2021, desde que fique claro para o visitante que é seguro viajar, respeitando o distanciamento social até que todos possam ser vacinados.

Acesse o II Boletim “Panorama da Retomada do Turismo em Goiás”
Clique na Imagem
Agência Estadual de Turismo ( Goiás Turismo)

FONTE: GOIÁS TURISMO

About Goiás em Notícias

Check Also

Goiânia busca talentos em processo seletivo para trabalhar na prefeitura

Processo seletivo está disponível para 16 cargos na Secretaria de Prioridades Estratégicas. Inscrições seguem até …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *