Pesquisas revelam preocupação do turista com protocolos de segurança

Segundo levantamento  do Observatório da Goiás Turismo, visitante dará preferência a lugares que tenham política de segurança sanitária, saúde e higienização. Dados fazem parte do Boletim “Panorama da Retomada do Turismo em Goiás” divulgado nesta sexta-feira (29/01).

O II Boletim “Panorama da Retomada do Turismo em Goiás“, divulgado nesta sexta-feira (29/01) pelo Observatório da Goiás Turismo, apresenta um recorte dos principais resultados da  2ª pesquisa “O Novo Viajante”, realizada pelo Interamerican Network, em parceria com a Fecomércio SP. Para dialogar com os resultados, o levantamento também traz dados da pesquisa realizada pelo Observatório do Turismo de Goiás sobre “Melhores Práticas de Sanitização – Região do Ouro e Cristais”. Compõe as análises, o “Índice de Atividades Turísticas”, referente ao mês de novembro de 2020, apresentado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), enfatizando os números relativos a Goiás.

O Novo Viajante

A Interamerican Network e o Conselho de Turismo da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo realizaram, de 26 de outubro a 9 de novembro de 2020, a segunda edição da pesquisa “ O Novo Viajante”, cujo propósito é compreender como a pandemia da Covid-19 afetou e mudou os perfis e os hábitos dos viajantes latino-americanos, além de captar informações sobre o novo cenário dos consumidores de viagens. 
Os dados revelam que o turista dará preferência a lugares que tenham política de segurança sanitária, saúde e higienização. Também terá relevância na escolha do novo viajante meios de hospedagem e meios de transportes com efetivos protocolos de segurança e higiene. Outro dado relevante é que mais da metade dos respondentes da sondagem indicam que farão viagens nacionais. O Turismo de praia aparece em primeiro lugar na preferência do novo viajante; seguido do Turismo Cultural e Ecoturismo.

Práticas de Sanitização

Ao analisar os resultados da pesquisa “Melhores Práticas de Sanitização na Região Turísticas Ouro e Cristais”, o Observatório do Turismo constatou que 82,4% dos respondentes que participaram do levantamento são de Goiás; 5,9% do Distrito Federal; e 11,7% dos demais Estados da Federação. Os principais destinos visitados foram: Pirenópolis, Abadiânia e cidade de Goiás. O que mais motiva a ida do visitante até a região são as trilhas, rios e cachoeiras (54,4%), seguidos pela gastronomia (30,9%). Em  terceiro lugar aparecem shows e eventos culturais (29,4%). 

Em consonância com a pesquisa  “O Novo Viajante” , o estudo conclui também que os visitantes da Região Turística Ouros e Cristais, darão preferência a lugares que tenham uma política de segurança clara e efetiva. Fazem parte da Região os municípios de : Abadiânia, Alexânia, Campos Verdes, Cidade de Goiás, Corumbá de Goiás, Cristalina, Goianésia , Jaraguá, Pirenópolis, São Francisco de Goiás, Valparaíso de Goiás e Vila Propício.

IBGE

Em novembro de 2020, o Índice de Atividades Turísticas (IATUR) no País, com ajuste sazonal, segundo a Pesquisa Mensal de Serviços(PMS) do IBGE, apontou expansão de 7,6% comparado ao mês imediatamente anterior, quando já havia apresentado um crescimento de 7,6%, na comparação com setembro de 2020. Em Goiás o crescimento foi maior que a média nacional. Após a queda histórica em abril causada pela pandemia, no mês de novembro de 2020 o Índice de Atividades  Turísticas, com ajuste sazonal, cresceu 9,9%, comparado com mês de outubro, quando já havia apresentado aumento de 11,8%. 

Já  o Índice de Receita Nominal das Atividades Turísticas em Goiás, com ajuste sazonal, também apresentou um resultado positivo. Segundo a Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), do IBGE, em novembro de 2020 houve uma expansão de 10,7%, frente ao mês de outubro, quando registrou expansão de 17,5%. 

Segundo o Observatório do Turismo, podemos esperar que o setor apresente resultados positivos em 2021, desde que fique claro para o visitante que é seguro viajar, respeitando o distanciamento social até que todos possam ser vacinados.

Acesse o II Boletim “Panorama da Retomada do Turismo em Goiás”
Clique na Imagem
Agência Estadual de Turismo ( Goiás Turismo)

FONTE: GOIÁS TURISMO

About goiasemnoticias

Check Also

Dívida da prefeitura de Goiânia com maternidades ultrapassa os R$ 43 milhões

A falta de pagamento pode restringir atendimento e comprometer qualidade dos serviços, afirmam diretores. A …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *